Plano sequência: conheça a técnica usada na série ‘Adolescência’, da Netflix

A nova minissérie da Netflix, que estreou no último dia 14 de março, tem conquistado os telespectadores e assumido a liderança

Série Adolescência da Netflix
Série Adolescência da Netflix Foto: Reprodução/Netflix

A série do momento continua gerando grandes discussões. ‘Adolescência’, a nova minissérie da Netflix que estreou no último dia 14 de março, tem conquistado os telespectadores e assumido a liderança do Top 10 de séries do serviço de streaming, além de se tornar um tema de diversas discussões na web.

Na trama, Jamie (Owen Cooper), um jovem de 13 anos, é acusado de matar uma colega de escola a facadas, e a história explora os efeitos desse crime em sua família e na sociedade.

Criada por Stephen Graham, que também interpreta o pai de Jamie, a história não é baseada em um caso específico, mas foi inspirada por notícias sobre crimes envolvendo jovens.

A série, que se desenrola em quatro episódios sem cortes, aborda temas atuais como masculinidade tóxica, bullying e redes sociais.

Além do enredo, o que chamou a atenção do público foi o fato de a série ter sido filmada toda em plano-sequência, uma das técnicas mais impressionantes do cinema.

O que é plano-sequência?

O plano-sequência é definido pela Academia Internacional do Cinema como uma técnica audiovisual em que uma cena é apresentada sem cortes, geralmente para acompanhar o personagem a partir de uma única perspectiva e ao longo de toda uma ação.

Jamie (Owen Cooper) em "Adolescência" (Crédito: Netflix)

A série é baseada em história real?

Assista ao trailer de ‘Adolescência’: