O plano estratégico anunciado nesta terça-feira, 23, pelo Carrefour na França inclui maior investimento no Brasil. A companhia afirmou que prevê a aceleração do ritmo de abertura de novas lojas do Atacadão no País. A rede varejista deve inaugurar 20 novos pontos de venda do Atacadão por ano a partir de 2018. Em 2017, foram 11 adições de loja do formato “atacarejo”.

Para atingir a meta de aberturas em 2018, o Carrefour Brasil prevê que cinco hipermercados serão convertidos em lojas do Atacadão este ano.

O grupo Carrefour anunciou nesta terça na França planos de investir, cortar empregos, formar parcerias e reduzir custos, como parte de um nova estratégia para impulsionar seu desempenho.

O Carrefour pretende investir 2 bilhões de euros anualmente a partir deste ano, sendo que 2,8 bilhões serão destinados à área digital nos próximos cinco anos. O grupo também informou que vai oferecer um plano de demissão voluntária a cerca de 2,4 mil funcionários de sua sede francesa.

A expansão do “atacarejo” tem sido um dos principais impulsionadores do varejo alimentar no Brasil e foco tanto do Carrefour como de seu maior rival, o Grupo Pão de Açúcar (GPA). No ano passado, o patamar de 20 novas lojas inauguradas foi atingido pelo GPA com a bandeira de atacarejo Assaí, montante que inclui 15 pontos de venda que eram antigos hipermercados do Extra e que foram convertidos.