Os moradores de Gaza não serão deslocados à força e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, liderará um comitê de transição, de acordo com o plano de paz para esse território palestino publicado nesta segunda-feira, 29, pela Casa Branca.
+ Trump se diz ‘muito confiante’ em acordo sobre Gaza ao receber Netanyahu
O plano, que Trump entregou aos líderes árabes, foi publicado enquanto Trump se reunia com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
O documento também propõe o fim do conflito entre Israel e os militantes do Hamas e a devolução de todos os reféns, vivos e mortos, dentro de 72 horas após Israel aceitar publicamente o acordo.
Se ambos os lados concordarem com a proposta, “a guerra terminará imediatamente”, de acordo com o plano. As forças israelenses se retirarão para as linhas acordadas para se prepararem para a libertação dos reféns.
Quando todos os reféns forem libertados, Israel libertará 250 palestinos que cumprem penas de prisão perpétua e 1.700 habitantes de Gaza que foram detidos após o início da guerra em 7 de outubro de 2023, segundo o plano.