Plano de Trump para Gaza ‘não tem sentido’, diz Lula

SÃO PAULO, 5 FEV (ANSA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (5) que o plano do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, de expulsar os palestinos da Faixa de Gaza e colocar o enclave sob administração americana “não tem sentido”.   

Em entrevista a rádios de Minas Gerais, o petista disse que o mundo vive um momento no qual “quanto mais coisas irreais você falar, mais você tem destaque na mídia”.   

“Vamos ser francos: os EUA participaram do incentivo a tudo o que Israel fez na Faixa de Gaza. Não tem sentido o presidente Trump se reunir com Netanyahu e dizer que vai recuperar Gaza. Os palestinos vão para onde? Onde eles vão viver? É uma coisa praticamente incompreensível por qualquer ser humano”, destacou Lula.   

O presidente reiterou a acusação de que a guerra de Israel no enclave palestino foi um “genocídio” e disse que os EUA não seriam o país ideal para se responsabilizar pelo território.   

“Quem tem de cuidar de Gaza são os palestinos, que precisam de reparação por tudo aquilo que foi destruído e viver dignamente”, acrescentou. (ANSA).