O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve formalizar ainda nesta quinta-feira, 20, o nome de Jorge Messias, ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU) para a vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). O martelo está batido há semanas e faltavam apenas detalhes para o anúncio. O Planalto já prepara uma nota para oficializar a escolha.
Messias era o favorito de Lula desde o começo, mas estava longe de ser o preferido do Senado, onde deve passar por sabatina antes de ter seu nome confirmado no cargo. Senadores tinham preferência por Rodrigo Pacheco, ex-presidente da Casa, mas o petista tinha planos para ele na disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026. Pacheco e Lula jantaram na segunda-feira, 17, onde afinaram o discurso. Embora tenha dito que tomará uma decisão apenas em dezembro, o senador pende para deixar a vida pública.
Duas fontes do Palácio do Planalto e da AGU confirmaram que o nome deve ser anunciado hoje. Messias e Lula se reuniram no Palácio do Alvorada antes da viagem do petista para São Paulo (SP), onde participará do Salão do Automóvel. Após o anúncio, Messias deverá ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, antes de ter seu nome avalizado pelo plenário da Casa. A tendência é que a sabatina e a votação aconteçam apenas em dezembro.