PL aciona Corregedoria da Câmara contra André Janones por confusão em plenário

Partido afirma que Janones provocou deputados do partido e pede cassação por quebra de decoro parlamentar

Deputado federal André Janones
Deputado federal André Janones Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), acionou a Corregedoria da Casa para suspender o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por quebra de decoro parlamentar. A medida foi protocolada na tarde desta quinta-feira, 10, e pede a abertura do processo de cassação no Conselho de Ética.

Sóstenes afirmou que Janones provocou deputados do partido durante a sessão no plenário na última quarta-feira, 9. Na ocasião, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) usava a tribuna para falar sobre a taxação de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando André Janones se infiltrou entre os bolsonaristas e passou a filmá-los.

Na sequência, ele foi cercado pelos deputados, que passaram a gritar “rachadinha”, em referência à investigação contra Janones por repasse de salários em seu gabinete. Em maio à confusão, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), acionou a Polícia Legislativa para colocar ordem no plenário.

O líder do PL afirma que Janones xingou e intimidou deputados do partido durante a confusão. “O Representado instigando, provocando, xingando e intimidando os parlamentares do Partido Liberal na própria área da bancada reservada no Plenário sem qualquer motivo ou justificativa, uma vez que não houve comportamento ético por parte dos parlamentares do PL para que o Representado começasse suas provocações”, afirmou Sóstenes Cavalcante.

A ISTOÉ tenta contato com André Janones, mas não obteve sucesso até o momento.