Pizzaria no sul da Itália é eleita a melhor do país

ROMA, 16 JUL (ANSA) – A pizzaria I Masanielli, de Francesco Martucci, localizada na cidade de Caserta, na região da Campânia, foi escolhida como a melhor da Itália pelo ranking “50 Top Pizza 2021”, maior prêmio online do país europeu, divulgado nesta quarta-feira (16).   

A lista é baseada nos melhores guias online sobre pizzarias, começando com avaliações de aproximadamente mil pessoas em todo o mundo e posteriormente testado por mil inspetores anônimos.   

A Pizzaria Diego Vitagliano, de Nápoles, do pizzaiolo homônimo, e a Confine, de Milão, de Mario Ventura e Francesco Capece, ficaram empatadas em segundo lugar. A terceira colocada foi a Seu Pizza Illuminati, de Pier Daniele Seu, localizada em Roma, na região de Lazio.   

No top 10 também aparecem I Tigli, de Simone Padoan, em San Bonifacio (4º); Cambia-Menti, de Ciccio Vitiello, em Caserta (5º); 50 Kalò, de Ciro Salvo, em Nápoles (6º); Dry Milano, de Lorenzo Sirabella, em Milão (7º); La Cascina dei Sapori, de Antonio Pappalardo, em Rezzato, na Lombardia (8º); “La Notizia”, de Enzo Coccia, em Nápoles (9º); e Sestogusto, de Massimiliano Prete, em Turim (10º).   

O ranking foi anunciado durante evento no Teatro Manzoni, em Milão, onde também foram entregues vários outros prêmios especiais, incluindo o de “Pizzaiolo do Ano” para o italiano Ciccio Vitiello. Já a pizza do ano foi para a “Marinara Atomica”, da I Masanielli, de Francesco Martucci, em Caserta.   

O guia listou 518 restaurantes da Itália, sendo a Campânia a região mais representada, com 100 pizzarias, seguida pelo Lazio (57) e Lombardia (41). Entre as 100 primeiras posições do ranking, a cidade com mais estabelecimentos é Roma, com nove pizzarias, seguida por Nápoles (8) e Milão (5).   

Segundo os organizadores, as 40 primeiras posições da lista italiana de 2025 entram automaticamente no ranking das 100 Melhores Pizzarias do Mundo do Ano, que serão premiadas no próximo dia 8 de setembro, em Nápoles. (ANSA).