SÃO PAULO, 9 SET (ANSA) – A Leggera Pizza Napoletana, casa localizada em São Paulo e comandada pelo chef brasileiro André Guidon, foi eleita a terceira melhor pizzaria do mundo no prestigiado guia italiano 50 Top Pizza.
O estabelecimento paulista, que conta com unidades nos bairros da Pompeia e dos Jardins, ficou atrás somente da americana Una Pizza Napoletana e da italiana I Masanielli, que dividiram o lugar mais alto do pódio, e da japonesa The Pizza Bar on 38th.
Detentora do título de “melhor pizza napolitana do mundo” em 2023, a Leggera Pizza Napoletana também foi eleita em abril pelo segundo ano consecutivo como a melhor pizzaria da América Latina pelo 50 Top Pizza.
O chef da casa paulista, que é descendente de italianos, viveu cerca de um ano em Nápoles e absorveu não apenas as técnicas para fazer a pizza napolitana da maneira correta, mas também a “cultura das pizzarias” na cidade, cuja “arte dos pizzaiolos” foi reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco em 2017.
A Leggera Pizza Napoletana foi pioneira no movimento de popularização da pizza napolitana em São Paulo, onde ainda é mais comum pedir esse prato para dividir com a família ou os amigos, geralmente à noite.
Além do estabelecimento de Guidon, outras pizzarias brasileiras marcaram presença entre as 100 melhores do mundo, entre elas a Ferro e Farinha (31º), QT Pizza (36º), Unica Pizzeria (50º) e Veridiana (96º). (ANSA).