O prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano de 2021 termina nesta quinta-feira, 28. 

Após essa data, os valores vão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ainda será possível recuperar o dinheiro, mas o processo deverá ser feito por meio do Ministério do Trabalho. 

+Fã de Taylor Swift no Rio morreu por exaustão térmica

Quem tem direito? 

Tem direito a receber o abono o trabalhador que atuou de forma registrada por pelo menos 30 dias em 2021 e ser inscrito no PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos 5 anos. O valor máximo é de 1 salário mínimo. 

Como consultar? 

É possível consultar se você tem direito a algum valor por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, seguindo os passos: 

  • Acesse o sistema com login e senha do Gov.br;
  • Clique em “benefícios” e depois em “abono salarial”. Logo após a tela vai mostrar se você terá direito há algum valor

Também é possível realizar essa consulta pelo site gov.br ou pelo número 158

Como sacar? 

Os trabalhadores da iniciativa privada com conta na Caixa Econômica Federal receberão o valor diretamente  no banco. Já quem não possui poderá acessá-lo via Poupança Social Digital pelo aplicativo Caixa Tem. 

Os funcionários públicos receberão o Pasep na conta do Banco do Brasil. 

Calendário de 2024

O calendário de 2024, que pagará o ano-base de 2022, já foi publicado. Os pagamentos começam no dia 15 de fevereiro e estarão disponíveis até 27 de dezembro. 

O pagamento do PIS leva em conta o mês de nascimento do trabalhador; já o do Pasep se baseia no número final de inscrição do servidor público.