SÃO PAULO, 21 SET (ANSA) – O novo técnico da Juventus, Andrea Pirlo, estreou com vitória neste domingo (21) no comando da Velha Senhora. Para a alegria dos torcedores, a atual eneacampeã italiana teve um bom desempenho e bateu sem dificuldades a Sampdoria por 3 a 0.
A estreia da Juve de Pirlo era uma grande dúvida, pois esse é o primeiro trabalho do ex-jogador como técnico. No entanto, apesar do jogo abaixo do esperado da Sampdoria, o time piemontês mostrou novas ideias, com posse de bola, muitas trocas de passes e bastante agressividade para recuperar a bola no setor defensivo.
O brasileiro Danilo, que atuava na lateral-direita, foi colocado para atuar como zagueiro ao lado de Leonardo Bonucci, autor do segundo gol da Juve, e de Giorgio Chiellini.
O craque Cristiano Ronaldo, por sua vez, teve bastante participação na partida. O português teve muito contato com a bola e foi perigoso ao setor defensivo do time genovês. Além do gol, o astro acertou o travessão e construiu a jogada do primeiro tento, que foi anotado por Dejan Kulusevski.
Quem também se destacou na partida foi o galês Aaron Ramsey, que fez uma temporada passada apagada sob o comando de Maurizio Sarri. O meia conseguiu acertar bons passes e ditou o ritmo da Juve no setor do meio de campo. O ex-Arsenal também teve papel fundamental defensivamente.
“Temos quatro médios-centrais que, pelas suas características, jogam melhor em um meio-campo com dois jogadores. Estamos tentando usar esse sistema de jogo, defendendo com quatro zagueiros e no ataque com mais três ou dois”, destacou Pirlo.
O comandante bianconero também afirmou que não quer copiar nenhum outro técnico e lamentou ter tido pouco tempo para trabalhar.
“Vai levar algum tempo para conseguirmos encontrar maneiras diferentes de jogar, vai ser difícil, mas não quero ‘copiar e colar’ nenhum treinador, porque tenho minhas ideias. Não tivemos muito tempo para trabalhar, os garotos estiveram com as seleções, treinamos 10 dias e só fizemos um amistoso contra o Novara. Vai demorar para assimilar, e faltam jogadores, mas tentaremos dar o nosso melhor”, afirmou o ex-meio-campista.
Uma das grandes surpresas no duelo contra a Sampdoria foi a entrada do jovem Gianluca Frabotta no time titular. Aos 21 anos, o lateral-esquerdo atuou 67 minutos e teve um excelente aproveitamento nos passes e nas disputas de bola que ganhou.
“Frabotta fez uma grande partida. Escolhi o garoto porque ele está treinando bem e não teve medo”, disse o técnico da Juve.
O zagueiro Leonaro Bonucci confirmou que viu a Juventus atuar com novas ideias sob o comando de Pirlo.
“Vimos novas ideias e uma nova forma de interpretar o jogo, além de muito entusiasmo e vontade de ganhar o jogo e trazer o resultado para casa”, afirmou o defensor.
A Juventus não conseguiu contar com seu time completo no embate diante da Sampdoria. Os jogadores Paulo Dybala, Alex Sandro, Federico Bernardeschi, Mathijs De Ligt e Arthur não entraram em campo.
Os comandados de Pirlo voltarão aos gramados neste domingo (27) diante da Roma, no Olímpico, pela segunda rodada da Série A.
(ANSA).