Pirelli lança em SP maior pista de testes da América Latina

SÃO PAULO, 19 AGO (ANSA) – A Pirelli apresentou nesta terça-feira (18) o Circuito Panamericano, o maior complexo multipistas da América Latina. Localizado na cidade de Elias Fausto (SP), o espaço possui diversas pistas de testes, bem como boxes, auditório e sala de reuniões.   

O local pode receber testes de veículos de duas ou quatro rodas e não vale apenas para verificar o desenvolvimento de novos pneus da Pirelli. O complexo também pode ser utilizado por montadoras para a realização de avaliações técnicas e outras atividades, como eventos fechados.   

O projeto surgiu em 2012 e, segundo a Pirelli, o investimento total para construir o Circuito Panamericano foi de cerca de R$ 90 milhões. O local está instalado em um terreno de 1.650.000 m², oito vezes maior do que o antigo campo de provas da empresa italiana em Sumaré (SP).   

O complexo ainda tem 205.000 m² de áreas construídas e pavimentadas. Além disso, cada boxe tem uma superfície de 240 m².   

“O projeto desenvolvido pela Pirelli durante estes anos é impulsionado pela busca constante dentre as mais avançadas fronteiras tecnológicas da fabricação de pneus, com o emprego crescente da digitalização dos processos industriais e o foco no segmento High Value, assim como pela evolução da indústria automobilística e pelas novas exigências do consumidor”, disse Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América do Sul.   

“O Circuito Panamericano é maior e mais versátil em relação à antiga pista de provas, graças à estrutura multipista que permite a realização de um número maior e mais sofisticado de testes, otimizando também o tempo de desenvolvimento. A estrutura lança mão da tecnologia de ponta disponível no setor para reforçar o desenvolvimento dos produtos da Pirelli e dos parceiros, em prol do consumidor”, completou Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina. (ANSA).