SÃO PAULO, 18 MAI (ANSA) – A Pirelli apresentou nesta quarta-feira (18) uma música totalmente brasileira, criada a partir de sons captados na fábrica de Campinas, no interior de São Paulo.   

Com o nome “A Beautiful Place” (“Um Lugar Bonito”, em tradução livre), “a música traz sons industriais como melodia e batidas para uma mistura entre bossa nova e funk”, segundo comunicado oficial.   

A canção faz parte do Relatório Anual de 2021 da empresa italiana e foi criada por quatro artistas: os brasileiros Tony Felix, Pinguim e Fernanda Broggi, e a mexicana radicada no país, Susy Garcia.   

“O desafio do quarteto era desenvolver arte a partir de uma unidade fabril. E foi nas batidas de máquinas, buzinas de empilhadeiras, pressão de vulcanizadoras e teclados de computadores, que os artistas produziram a obra”, acrescenta a nota.   

Segundo Felix, o principal desafio foi fazer uma música com a cara do Brasil, usando elementos de sons industriais. “E nada mais brasileiro do que a Bossa Nova, mas como juntar esses sons com uma música tão tranquila e melódica?”, diz ele, enfatizando que a solução foi unir o Brasil clássico ao moderno.   

“Queríamos trazer a Bossa Nova e encontramos no funk, outro estilo 100% brasileiro, a sonoridade ideal. Misturamos os dois e ficou lindo. Podemos dizer que criamos a Bossa Funk Industrial”, brinca o responsável por produzir a música.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A utilização da arte para apresentar seu balanço financeiro e operacional já virou uma tradição da Pirelli. No relatório de 2021, a empresa italiana selecionou as fábricas de Rome, nos Estados Unidos, de Settimo Torinese, na Itália, de Slatina, na Romênia, e de Yanzhou, na China, para mostrar ao mundo como uma planta fabril pode apresentar características que vão além de sua essência produtiva. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias