‘Pior dor’: lesão ocular afeta a visão de Romana Novais, esposa do DJ Alok

A médica usou as redes sociais para alertar os seguidores sobre os riscos de um procedimento estético realizado na região dos olhos

Romana Novais, esposa do DJ Alok, usou suas redes sociais para relatar um episódio de saúde que serviu de alerta para seus seguidores. No último sábado, dia 5, a médica e influenciadora sofreu uma lesão ocular após realizar um procedimento estético nos cílios.

“Quero dividir com vocês uma situação que aconteceu comigo no sábado, porque acho importante compartilhar. É uma forma de alertar outras pessoas, especialmente mulheres, sobre os cuidados que precisamos ter com nossos olhos, principalmente quando envolvem procedimentos estéticos”, declarou Romana.

Logo após o procedimento, a esposa de Alok começou a sentir dor e desconforto nos olhos. Ao buscar atendimento médico, foi diagnosticada com ceratite química.

Romana Novais sofre lesão nos olhos após procedimento nos cílios: 'pior dor que já senti na vida'

O que é ceratite química?

É uma lesão na córnea provocada pelo contato com substâncias químicas. De acordo com a oftalmologista Dra. Mayra Melo, do CBV – Hospital de Olhos, o quadro exige atenção imediata devido à sensibilidade extrema da região afetada.

“A córnea é de 300 a 600 vezes mais sensível do que a pele, por isso qualquer agressão — mesmo que pequena — pode causar dor intensa”, explica a especialista à reportagem de IstoÉ Gente.

No caso de Romana Novais, a exposição a produtos utilizados no procedimento estético nos cílios teria causado a perda do epitélio da córnea, a camada mais superficial e protetora do olho.

“Quando o epitélio é danificado, ele deixa as terminações nervosas da córnea expostas, o que provoca dor forte e imediata. Como a córnea também é responsável por grande parte do poder de refração do olho, a visão fica bastante embaçada.”

A oftalmologista destaca que procedimentos cosméticos na região dos olhos precisam ser feitos com extremo cuidado, já que muitos envolvem o uso de substâncias químicas potencialmente irritantes. Se aplicados de forma inadequada ou sem a devida proteção ocular, esses produtos podem causar reações severas.

“O tratamento para a ceratite química tem como foco a regeneração do epitélio. Usamos lentes de contato terapêuticas, colírios cicatrizantes, anti-inflamatórios e pomadas oftálmicas. Em alguns casos, é necessário fazer um curativo oclusivo, mantendo o olho fechado para proteger a área e acelerar a cicatrização”, orienta a Dra. Mayra.

Referências Bibliográficas

Dra. Mayra Neves de Melo, oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos

Formada pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, com residência médica no Instituto de Olhos de Goiânia. Possui especializações (fellowships) em oftalmopediatria, estrabismo e visão subnormal pela Unicamp; retina clínica, uveíte e oncologia ocular pela Unifesp; e oftalmopediatria pelo Bascom Palmer Eye Institute, nos Estados Unidos. É membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).