Romana Novais, esposa do DJ Alok, usou suas redes sociais para relatar um episódio de saúde que serviu de alerta para seus seguidores. No último sábado, dia 5, a médica e influenciadora sofreu uma lesão ocular após realizar um procedimento estético nos cílios.
“Quero dividir com vocês uma situação que aconteceu comigo no sábado, porque acho importante compartilhar. É uma forma de alertar outras pessoas, especialmente mulheres, sobre os cuidados que precisamos ter com nossos olhos, principalmente quando envolvem procedimentos estéticos”, declarou Romana.
Logo após o procedimento, a esposa de Alok começou a sentir dor e desconforto nos olhos. Ao buscar atendimento médico, foi diagnosticada com ceratite química.
O que é ceratite química?
É uma lesão na córnea provocada pelo contato com substâncias químicas. De acordo com a oftalmologista Dra. Mayra Melo, do CBV – Hospital de Olhos, o quadro exige atenção imediata devido à sensibilidade extrema da região afetada.
“A córnea é de 300 a 600 vezes mais sensível do que a pele, por isso qualquer agressão — mesmo que pequena — pode causar dor intensa”, explica a especialista à reportagem de IstoÉ Gente.
No caso de Romana Novais, a exposição a produtos utilizados no procedimento estético nos cílios teria causado a perda do epitélio da córnea, a camada mais superficial e protetora do olho.
“Quando o epitélio é danificado, ele deixa as terminações nervosas da córnea expostas, o que provoca dor forte e imediata. Como a córnea também é responsável por grande parte do poder de refração do olho, a visão fica bastante embaçada.”
A oftalmologista destaca que procedimentos cosméticos na região dos olhos precisam ser feitos com extremo cuidado, já que muitos envolvem o uso de substâncias químicas potencialmente irritantes. Se aplicados de forma inadequada ou sem a devida proteção ocular, esses produtos podem causar reações severas.
“O tratamento para a ceratite química tem como foco a regeneração do epitélio. Usamos lentes de contato terapêuticas, colírios cicatrizantes, anti-inflamatórios e pomadas oftálmicas. Em alguns casos, é necessário fazer um curativo oclusivo, mantendo o olho fechado para proteger a área e acelerar a cicatrização”, orienta a Dra. Mayra.