Geral

Pintura de um pênis azul gigante aparece em prédio na Suécia

Crédito: Reprodução/Instagram

Mural de pênis, feito pela artista sueca Carolina Falkholt (Crédito: Reprodução/Instagram)

Na véspera de Natal do ano passado, uma pintura de um enorme pênis cor-de-rosa apareceu na lateral de um prédio na Broome Street, na cidade de Nova York. Em poucos dias de exibição, a obra, objeto de muitas reclamações à prefeitura, foi apagada.

Desta vez, o pênis com a altura de cinco andares tem cor azul-brilhante e foi pintado ao lado de um prédio na ilha de Kungsholmen, em Estocolmo, na Suécia.

A artista sueca Carolina Falkholt é a criadora de ambos os murais. Seu trabalho mais recente em sua terra natal, a Suécia, é intitulado “Dane-se o mundo”.

Monday morning in Stockholm

A post shared by Brian Publicover (@salmon_whisperer) on

Apesar de ter gerado piadas, como a do internauta que publicou a foto acima com a legenda: “Uma manhã de segunda-feira em Estocolmo”, o falo gigante terá um destino semelhante ao de sua contraparte em Nova York.

Após diversas reclamações dos vizinhos, o mural será apagado apenas uma semana após ter sido pintado, na última quarta-feira.

A Atrium Ljungberg, a empresa que administra a rua, disse ao jornal sueco Aftonbladet que pretende “respeitar as opiniões dos vizinhos”.

“Cultura e arte são importantes para a criação de ambientes urbanos interessantes”, disse Camilla Klimt, gerente de marketing da Atrium Ljungberg. “Nós nos preocupamos com a liberdade artística, claro, mas, ao mesmo tempo, devemos respeitar as opiniões dos vizinhos.”

O mural parece ter causado, de fato, bastante agitação na área. Banners com os dizeres “mantenha seu pênis guardado” foram fixados sobre partes da pintura.

Falkholt disse ao jornal The Guardian que seu trabalho tem o intuito, muitas vezes, de gerar discussão acerca do tema de “não sentir vergonha do seu corpo e de quem você é como um ser sexual”.

“Acho que talvez permitam que a pintura permaneça. As pessoas entenderão a mensagem e deixarão que tome seu lugar no debate”, disse ainda artista. “Eu acho que há [na Suécia] mais espaço intelectual para discutir o assunto, de uma maneira sutil.”

Tópicos

Azul pênis pintura