ISTOÉ Gente

Pintura “A Ronda Noturna”, de Rembrandt, é removida de moldura para restauração

Pintura “A Ronda Noturna”, de Rembrandt, é removida de moldura para restauração

Pintura "A Ronda Noturna", de Rembrandt, é removida de moldura para restauração

AMSTERDÃ (Reuters) – A enorme tela “A Ronda Noturna”, de Rembrandt, foi removida de sua moldura no museu nacional da Holanda (Rijksmuseum), nesta quarta-feira, pela primeira vez desde 1975, como parte de um projeto de vários anos de restauração.

Concluída em 1642, a pintura, que mede 3,8m x 4,5m e pesa 337kg, retrata o capitão de uma milícia da cidade de Amsterdã ordenando que seus homens entrem em ação.


“Pela primeira vez em quase 50 anos, ‘A Ronda Noturna’ está de bruços”, disse o diretor do museu, Taco Dibbits, ao jornal Nederlands Dagblad.

“Agora, é impressionante o quão grande é o quadro.”

Durante um período de três meses, “A Ronda Noturna” será colocada em uma nova moldura de alumínio, que removerá algumas deformações da tela.

A restauração está sendo feita sob paredes de vidro na galeria onde a pintura é normalmente exposta — a “Galeria de Honra”, que exibe obras de pintores holandeses do século XVII, conhecida como a Idade de Ouro do país.

Como parte do projeto de restauração, a pintura foi recentemente fotografada para criar uma versão digital de ultra alta resolução — que o museu diz ser a foto mais detalhada já tirada de uma obra de arte. A imagem está disponível ao público no site do Rijksmuseum.

(Reportagem de Toby Sterling)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0I0V2-BASEIMAGE