Artem Severiukhin fez um vídeo pedindo desculpas por ter feito gesto semelhante à saudação nazista durante a premiação de uma corrida de kart em Portugal. O piloto russo negou que tenha qualquer ligação com o nazismo.

“Quero pedir desculpas a todos pelo que aconteceu durante a prova. No pódio, eu fiz um gesto que muitos interpretaram como uma saudação nazista, mas isso não é verdade. Eu nunca apoiei o nazismo e considero um dos piores crimes contra a humanidade. Eu sei que fui muito tolo e estou pronto para receber as punições, mas acreditem em mim”, disse o russo quase chorando.

O gesto foi feito enquanto o hino da Itália era executado. Apesar de russo, o piloto correu sob a bandeira italiana e disse que fez o gesto com o objetivo de cumprimentar os companheiros.

“Só queria fazer esse gesto e não sei explicar para vocês como ele nasceu”, confirmou o piloto de 15 anos de idade.

Mesmo com o pedido de desculpas, Severiukhin teve retirada sua licença do Automóvel Clube da Itália (ACI), além de ter sido demitido da equipe sueca Ward Racing. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está investigando o caso.