Um piloto desmaiou e morreu no banheiro durante um voo comercial de Miami para o Chile – provocando um pouso de emergência no Panamá na noite de domingo, segundo fontes a bordo do avião.

Iván Andaur, 56, estava no comando do voo da LATAM Airlines com destino a Santiago por volta das 23h quando sofreu uma aparente parada cardíaca, segundo o Sun .

+ Cinco maneiras infalíveis de dormir tranquilo em um avião, segundo especialista

Seus dois co-pilotos foram forçados a fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá – enquanto uma enfermeira e dois médicos a bordo corriam para salvá-lo, informou o jornal.

“Infelizmente, não tínhamos os insumos necessários ou suficientes para realizar uma boa reanimação”, disse a enfermeira, identificada apenas como Isadora nas redes sociais.

“A LATAM precisa melhorar a questão do protocolo em caso de emergências médicas e de saúde como esta, onde vidas podem ser salvas, mas os recursos são necessários.”

Não ficou imediatamente claro a quais “recursos” ela estava se referindo.

Um passageiro disse que um copiloto perguntou se havia algum médico no avião cerca de 40 minutos após a decolagem.

“Disseram-nos que íamos aterrar porque o piloto se sentiu mal e quando chegámos pediram-nos para evacuarmos o avião porque a situação tinha piorado”, disse o passageiro, que não foi identificado.

Os passageiros foram reservados em hotéis na Cidade do Panamá e o voo foi retomado na terça-feira.

“Todos os protocolos necessários foram seguidos durante o voo para resguardar a vida do piloto afetado. Infelizmente, depois de pousar e receber mais assistência médica, o piloto faleceu”, disse a companhia aérea ao portal americano The Post.

“O Grupo LATAM está profundamente triste com este evento e aproveita esta oportunidade para expressar nossas mais sinceras condolências à família de nosso funcionário.”