06/11/2023 - 16:58
Olá, amigos da IstoÉ, aqui quem fala é o Caio Collet, piloto brasileiro atualmente na FIA Fórmula 3, o penúltimo degrau do automobilismo mundial antes de chegar à tão sonhada Fórmula 1.
De hoje em diante teremos um espaço aqui para conversarmos sobre esse mundo em que vivo desde que me sentei pela primeira vez em um kart e todas as dificuldades, histórias, curiosidades e desafios até chegar aonde estou hoje.
Como todos os pilotos que almejam chegar à F1, comecei meu caminho no kart e há 10 anos estou competindo pelo Brasil e pelo mundo e fiz minha estreia nos monopostos em 2018.
Logo no meu primeiro ano competindo nos carros de corrida, já atingi um grande feito na minha carreira. A Fórmula 4 é a porta de entrada para aqueles que sonham em chegar até a categoria máxima do automobilismo mundial e, no ano do primeiro campeonato completo, conquistei o título na Fórmula 4 Francesa.
Foram sete vitórias em 20 corridas e um total de 11 pódios naquela temporada. Isso me abriu muitas portas importantes na sequência da carreira nas pistas. Em 2019 dei um passo adiante no sonho de chegar à Fórmula 1. A F4 Francesa ficou para trás e parti para a Fórmula Renault Eurocup.
Junto desse novo passo, um outro importante momento da minha carreira também aconteceu. Nesse mesmo ano assinei com a Renault Academy, que viria a mudar de nome para Alpine Academy, que todos conhecem hoje em dia. É o programa de jovens talentos da escuderia francesa da F1.
Voltando para a temporada, a F-Renault Eurocup é um campeonato continental em que pude competir por duas temporadas e andar em pistas lendárias do automobilismo mundial. Em 2020 a consagração do trabalho bem feito com o vice-campeonato contra o francês Victor Martins, que viria a ser meu companheiro de time anos depois.
Com isso, subi mais um degrau na escada dos monopostos, a FIA Fórmula 3, já dentro do guarda-chuvas da Fórmula 1 e dividindo alguns eventos com a principal categoria do planeta.
Ainda representando a Alpine Academy, fiz meu primeiro ano na FIA F3 em 2021 e consegui dois pódios naquele ano. Para o ano seguinte, me mantive na mesma categoria, mais experiente, sabia que conseguiria brigar por bons resultados. Foram 5 pódios, sendo duas vitórias, uma delas em Hungaroring e a outra em Zandvoort. Além da minha primeira pole-position, no lendário autódromo de Spa-Francorchamps.
Depois de 2 anos na MP Motorsport, a temporada de 2023 foi de mudanças. Neste ano competi na Van Amersfoort Racing, ou VAR para facilitar nossa vida. É uma equipe tradicional holandesa e no meu terceiro ano de F3, fui ajuda-los com a experiência que adquiri nos últimos anos de pista. Venci mais uma corrida, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, além de outros três pódios no ano.
Encerro este primeiro texto agradecendo pela oportunidade de contar um pouco da minha história e mostrando para vocês um pouco mais de quem eu sou e da minha vida como automobilista! Espero ver vocês em breve!