MILANO, 20 MAI (ANSA) – O estilista italiano Pierpaolo Piccioli, que deixou a direção criativa da Valentino em março do ano passado, foi nomeado o novo responsável pelo estilo da Balenciaga.
O anúncio foi feito na última segunda-feira (19) em comunicado divulgado pelo grupo Kering. Piccioli assumirá o cargo em 10 de julho e substituirá Demna Gvasalia, que se tornará diretor criativo da Gucci a partir de julho de 2025.
A primeira coleção criada por Piccioli para a Balenciaga, grife de luxo espanhola atualmente sediada em Paris, será revelada em outubro, na Semana de Moda na capital da França.
A Maison projeta, fabrica e comercializa calçados, bolsas e acessórios prontos para uso, e licencia seu nome e marca para a empresa americana de cosméticos Coty para suas fragrâncias homônimas.
A Balenciaga é uma das marcas de luxo de propriedade da multinacional francesa de artigos de luxo Kering e foi fundada originalmente em Donostia (San Sebastián) em 1919 pelo costureiro basco Cristóbal Balenciaga. O italiano Gianfranco Gianangeli é o CEO da Balenciaga desde novembro de 2024.
Ao longo de sua carreira, Piccioli, de 57 anos, ingressou na Valentino em 1999 e, ao lado de Maria Grazia Chiurui, redefiniu o estilo da grife italiana, combinando a tradição artesanal do país europeu com uma visão contemporânea. Em 2016, após a partida de Chiurui, ele assumiu sozinho o cargo de diretor criativo. No entanto, após 25 anos de parceria, a colaboração entre a marca e o diretor criativo chegou ao fim em março de 2024. (ANSA).