ROMA, 09 AGO (ANSA) – Para quem deseja fugir das grandes cidades da Itália e, mesmo assim, ainda percorrer um roteiro histórico, cultural e artístico, a região da Toscana oferece ótimas opções de passeios.
Pienza e Pistoia não contam com mais de 90 mil habitantes juntas e estão de fora das principais rotas de turismo, que normalmente encaminham os visitantes para as principais cidades italianas.
Mas, nas duas, é possível realizar uma viagem ao passado com as construções medievais, igrejas e ruas que parecem não ter sofrido a passagem do tempo. Além disso, as montanhas e inúmeras opções de museus agregam beleza e conhecimento ao passeio.
Pistoia está no meio do caminho entre Florença e Lucca e lá é a Capital Italiana da Cultura deste ano. Além disso, acontece no município um dos principais festivais de música do país, o “Pistoia Blues”.
A cidade de 236 km² possui muitas igrejas, sendo a principal a Catedral de Pistoia, construída no século 10, seguindo toda a arquitetura medieval que predomina pelas ruas. Já Pienza, ao sul de Siena, é apelidada de “cidade do amor”. Ela possui somente 122km² e é conhecida por ser onde nasceu o Papa Pio II e pela produção do queijo pecorino.
O município possui ruas bem estreitas e suas construções têm estilo renascentista. Pienza é tão importante para a história que foi listada como patrimônio mundial da UNESCO. (ANSA)