TURIM, 29 JAN (ANSA) – A região do Piemonte, no norte da Itália, instituiu nesta sexta-feira (29) o Dia da Memória do Grande Torino, que será celebrado em 4 de maio, data da Tragédia de Superga.   

O projeto de lei foi aprovado pelas autoridades regionais para homenagear as vítimas do acidente aéreo que matou grande parte do elenco do Torino, o mais poderoso clube do país na década de 1940.   

“Estou orgulhoso deste projeto de lei que traz para a história da nossa instituição a memória de uma equipe que prestigiou o Piemonte em todo o mundo”, disse Fabrizio Ricca, secretário de Esporte da região italiana.   

Ricca ainda declarou que as memórias deste time do Torino estarão sempre “gravadas no coração” de cada pessoa.   

Em 4 de maio de 1949, o avião que levava a delegação do Toro se chocou contra a colina da Basílica de Superga, em Turim, matando as 31 pessoas a bordo. A equipe vitimada pela tragédia é considerada ainda hoje uma das melhores na história do futebol italiano e era a base da seleção nacional na época.   

O Torino nunca mais voltou a ter a mesma força de antes: cinco de seus sete títulos italianos foram conquistados na década de 1940. (ANSA).