A picanha bovina de churrasco do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que custa de 1799 reais o quilo e viralizou nas redes sociais, tem produção mais demorada e oferta limitada. O pedaço que aparece na foto viralizada é um corte da carne wagyu, de origem japonesa, considerada a mais cara e saborosa carne do mundo. As informações são da Revista Globo Rural.

Pra ser vendida no Brasil, a wagyu precisa de certificação, conforme explicou a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos das Raças Wagyu (ABCWagyu). A entidade afirmou também que o Frigorífico Goiás não está habilitado para a comercialização no país.

“A certificação é uma ferramenta imprescindível tanto para consumidores quanto para criadores, garantindo que é uma carne diferenciada em relação ao marmoreio e sabor. O wagyu tem propriedades nutricionais diferentes das demais carnes, já que seu marmoreio é rico em gordura insaturada, ou seja, a ‘boa gordura’ também encontrada no azeite e peixes, além de ser muito rico em ómega 3 e 6”, explicou Tatiana Caruso, a diretora de marketing da ABCWagyu, ao Globo Rural.

Para ganhar a habilitação, é necessário que o frigorífico envie um pedido para a ABCWagyu, única entidade credenciada para certificar a procedência da carne e seus subprodutos, como hambúrguer e produtos processados. Tatiana explica que o processo é simples e sem muita burocracia, mas garante a premiação na remuneração pela certificação da carne.

A diretora de marketing da associação também garantiu que, para consumir a wagyu, o consumidor não precisa pagar tão caro, já que um corte menos nobre, como o filé de patinho, sai por cerca de R$ 130 o quilo. “Você pode ter a sensação de experimentar um wagyu de um coxão mole, por exemplo. Fica muito mais acessível. Não precisa ser uma picanha”, explicou.

Esse valor salgado, assim como a nobreza da carne, vem de um processo chamado marmoreio, nome dado para a carne bovina com gordura intramuscular. Quanto maior o nível de marmoreio, explicou a ABCWagyu, maior é a remuneração pela carne, que pode chegar a 2,5 vezes o valor de uma carne comum.

Para chegar em um marmoreio de alta qualidade, o gado wagyu de 8 a 12 meses de confinamento. Isso torna o custo total de produção mais cara, já que um animal da raça nelore fica de 30 a 90 dias na terminação, em média. O valor da produção de um wagyu pode depender muito do perfil do criador: se ele faz o ciclo completo ou compra os animais. Em média, o custo é de 8 mil a 12 mil reais por animal.