O PIB da zona do euro teve no quarto trimestre de 2024 um crescimento apenas marginal, de 0,1%, anunciou, nesta sexta-feira (14), a agência europeia de estatísticas Eurostat, que em sua segunda estimativa revisou os números divulgados previamente.
Em sua estimativa inicial, a Eurostat apontou que a economia da zona do euro teve crescimento nulo nesse período. Para o 3° trimestre de 2024, a Eurostat mediu um crescimento do PIB de 0,3%.
A agência disse nesta sexta-feira que, para os países da moeda comum, o crescimento em 2024 permaneceu em 0,7%.
O quarto trimestre na zona do euro mostrou que Portugal teve o melhor desempenho, com crescimento de 1,5%, enquanto a Espanha registrou um aumento de 0,8%, segundo a Eurostat.
Em contrapartida, as maiores economias do bloco não mantiveram esse ritmo: a Alemanha registrou uma queda de 0,2% em relação ao trimestre anterior e a França caiu 0,1%, enquanto a Itália teve crescimento zero pelo segundo trimestre consecutivo.
A França havia registrado crescimento no terceiro trimestre, impulsionada pelos Jogos Olímpicos, mas no último trimestre do ano os efeitos desse evento esportivo desapareceram.
Na sexta-feira, a Eurostat também revisou para cima o desempenho do PIB da UE como um todo – ou seja, incluindo os países que não usam o euro como moeda – de uma estimativa inicial de 0,1% para 0,2%.
ahg/avl/dd