SÃO PAULO, 27 JUL (ANSA) – O australiano Oscar Piastri venceu neste domingo (27) o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps, e ampliou a liderança no campeonato, em corrida iniciada com quase 1h30 de atraso devido à chuva.
Em segundo no grid, Piastri aproveitou o vácuo de seu companheiro de McLaren, Lando Norris, na enorme reta Kemmel e assumiu a ponta logo após a largada, que ocorreu depois de quatro voltas sob safety car na pista molhada de Spa.
O australiano cruzou a linha de chegada com 3,4 segundos de vantagem para Norris, que terminou na segunda colocação. Charles Leclerc, da Ferrari, resistiu às pressões de Max Verstappen, da Red Bull, e completou o pódio.
O tetracampeão foi o quarto colocado, seguido de George Russell (Mercedes), Alexander Albon (Williams) e Lewis Hamilton (Ferrari), que largou em 18º e fez uma série de ultrapassagens para chegar na zona de pontos, que ainda teve Liam Lawson (Racing Bulls), o brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) e Pierre Gasly (Alpine).
Já o italiano Kimi Antonelli (Mercedes) fez prova discreta e terminou apenas na 16ª posição.
Com a vitória na Bélgica, sua sexta na temporada, Piastri chegou a 266 pontos no Mundial de Pilotos, 16 a mais que o vice-líder Norris, com 250, faltando 11 etapas para o fim do campeonato.
Verstappen foi a 185 e se distanciou ainda mais da luta pelo título. Em seguida aparecem Russell (157), Leclerc (139) e Hamilton (109). Bortoleto é o 19º, com seis pontos.
Entre as equipes, a McLaren lidera com 516, enquanto a Ferrari é segunda, com 248, logo à frente da Mercedes (220) e da Red Bull (192). (ANSA).