Piastri ganha GP da Holanda com abandonos de Norris e Ferraris

ROMA, 31 AGO (ANSA) – Em uma prova desastrosa para a Ferrari, o piloto Oscar Piastri, da McLaren, venceu neste domingo (31) o Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1, além de ter visto o companheiro de equipe, Lando Norris, abandonar a etapa.   

A combinação de fatores foi positiva para o australiano, pois disparou na liderança da classificação de pilotos, com 309 pontos, 34 de diferença em relação ao colega britânico.   

O anfitrião Max Verstappen, da Red Bull, concluiu a prova em segundo lugar e o jovem francês Isack Hadjar, da Racing Bulls, ficou em terceiro, conquistando pela primeira vez na carreira um pódio na F1.   

George Russell, da Mercedes, ficou em quarto lugar, enquanto italiano Andrea Kimi Antonelli fechou a corrida em sexto, atrás do tailandês Alexander Albon, da Williams. O top 10 foi completado por Oliver Bearman (Haas), Lance Stroll (Aston Martin), Fernando Alonso (Aston Martin) e Yuki Tsunoda (Red Bull).   

A Ferrari teve um final de semana para se esquecer no circuito de Zandvoort. O heptacampeão mundial Lewis Hamilton bateu na curva 3 e registrou seu primeiro abandono como piloto da equipe de Maranello, já Charles Leclerc foi atingido por Antonelli e parou na barreira de proteção.   

Além da Ferrari, que não viu nenhum dos dois carros concluir a etapa, o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, também não teve um dia muito feliz. O piloto perdeu posições na largada e foi prejudicado por danos na asa dianteira de seu monoposto.   

(ANSA).