Piastri crava pole da corrida sprint em Spa; Hamilton decepciona

ROMA, 25 JUL (ANSA) – Atual líder do campeonato de pilotos da Fórmula 1, o australiano Oscar Piastri, da McLaren, garantiu nesta sexta-feira (25) a pole position para a corrida sprint do Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps.   

Piastri fez 1m40s510 em sua volta mais rápida na qualificação e superou Max Verstappen, tetracampeão mundial de F1 e piloto da Red Bull, que fez 1m40s987. O britânico Lando Norris, que guia o outro carro da McLaren, completou o pódio.   

A Mercedes e a Ferrari foram as grandes decepções do dia, com desempenhos abaixo do esperado. O inglês Lewis Hamilton, heptacampeão mundial, ficou em uma modesta 18ª posição, mesmo que o time de Maranello tenha adicionado uma nova suspensão no SF-25. O monegasco Charles Leclerc, por sua vez, colocou a tradicional equipe italiana na quarta colocação.   

Os mercedistas George Russell e Andrea Kimi Antonelli fecharam suas participações em 13º e 20º, respectivamente, aumentando as preocupações para Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes.   

Na direção contrária, o brasileiro Gabriel Bortoleto fez uma positiva qualificação e colocou a Sauber na 10ª posição, enquanto seu parceiro Nico Hulkenberg foi apenas o 17º. A Haas também surpreendeu ao ver Esteban Ocon e Oliver Bearman marcando presença em quinto e sétimo, respectivamente.   

Os pilotos Carlos Sainz, da Williams, Pierre Gasly, da Alpine, e Isack Hadjar, da Racing Bulls, também asseguraram um espaço entre os 10 primeiros.   

O grupo voltará ao circuito de Spa amanhã (26), a partir das 7h (de Brasília), para a prova sprint. Mais tarde, os pilotos disputarão a classificação da corrida de domingo (27). (ANSA).