Pianista e maestro Daniel Barenboim anuncia que sofre de Parkinson

O pianista e maestro Daniel Barenboim, que renunciou a vários compromissos nos últimos anos devido a problemas de saúde, anunciou nesta quinta-feira que sofre da doença de Parkinson.

“Muitas pessoas estavam preocupadas com minha saúde, e fiquei muito comovido pelo apoio que recebi nos últimos três anos”, disse o músico israelense-argentino de 82 anos em um comunicado.

Em janeiro de 2023, Barenboim deixou a Ópera de Berlim, após três décadas, por “motivos de saúde”. Três meses antes, havia anunciado que sofria de uma “doença neurológica grave”.

Apesar de tudo, o maestro disse nesta quinta-feira que pretende “manter o máximo de compromissos profissionais possível”.

Barenboim disse que agora considera “sua maior responsabilidade” dar continuidade à orquestra para jovens West-Eastern Divan, um projeto para promover o diálogo entre Israel e o mundo árabe.

O argentino fundou o grupo em 1999 com o intelectual palestino Edward Said, que morreu em 2003. Há músicos de vários países do Oriente Médio, que regularmente fazem turnês pelo mundo.

“Para mim, é essencial garantir a estabilidade e o desenvolvimento da orquestra a longo prazo”, disse ele.

“Continuarei a reger a West-Eastern Divan sempre que minha saúde permitir. Ao mesmo tempo, desempenharei um papel ativo para garantir que a Divan tenha a oportunidade de trabalhar com outros excelentes maestros no futuro”, acrescentou.

Barenboim, que também tem nacionalidade espanhola, criou em 2004 em Sevilha a Fundação que leva seu nome e o de Edward Said.

Em 2016, fundou a Academia Barenboim-Said em Berlim, onde jovens talentos israelenses e árabes recebem uma formação de alto nível que inclui filosofia, história e literatura.

clp/smk/avl/pc/jc/fp