PGR pede vigilância em tempo integral contra Bolsonaro

(ANSA) – BRASÍLIA, 26 AGO – O Supremo Tribunal Federal (STF) pode determinar nesta terça-feira (26) um monitoramento de Jair Bolsonaro (PL), após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter advertido para o risco de fuga do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar em Brasília.   

“Parece ao Ministério Público Federal de bom alvitre que se recomende à Polícia que destaque equipes de prontidão em tempo integral para que se efetue o monitoramento em tempo real”, diz o despacho enviado pela PGR ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.   

A recomendação é de que a presença dos agentes diante do Condomínio Solar de Brasília, no bairro Jardim Botânico, tenha o “cuidado de que não seja intrusiva da esfera domiciliar do réu” e não perturbe “suas relações de vizinhança”.   

A medida da PGR foi apresentada após pedido formal do deputado Lindbergh Farias, líder da bancada do PT na Câmara e que aponta “risco concreto de fuga” de Bolsonaro, citando a proximidade da residência do ex-presidente à Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de 10 minutos do condomínio.   

O pedido de reforço nos controles policiais ocorre às vésperas do início do julgamento do chamado “núcleo crucial” da trama golpista, marcado para 2 de setembro, na Primeira Turma do STF.   

O ex-mandatário cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica desde 4 de agosto, por determinação de Moraes.   

(ANSA).