De janeiro a dezembro de 2023, a Polícia Federal cumpriu 22 fases da chamada Operação Lesa-Pátria, que tem como missão identificar os envolvidos que financiaram e fomentaram os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Segundo dados divulgados pela PF, ao menos 89 mandados de prisão e 399 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo 17 inquéritos policiais instaurados.

+ Exército pune dois militares por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro
+ Atos golpistas do 8 de janeiro: um ano depois, 30 pessoas foram condenadas e 66 seguem presas

Ao ser questionada sobre o andamento da operação, a Polícia Federal, em nota, afirma apenas que “está em curso por ser permanente” e não entra em detalhes.

Até agora, 30 pessoas foram julgadas e condenadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e uma, residente de Londrina (PR), foi denunciada sob a acusação de financiar parte do terrorismo em Brasília.

Vale lembrar que na data dos ataques, 243 “patriotas” (161 homens e 82 mulheres) foram presos em flagrante dentro de prédios públicos e na Praça dos Três Poderes. No dia seguinte, 1.927 que estavam acampados diante de quartéis foram conduzidos à Academia de Polícia. Para estes, foram concedidas liberdade provisória ou prisão preventiva. No total, 66 seguem presos por envolvimento nos atos.