PF lança megaoperação contra PCC em 8 estados

(ANSA) – BRASÍLIA, 28 AGO – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (28) uma megaoperação , considerada uma das maiores já realizadas contra o PCC (Primeiro Comando da Capital), em um esquema que envolve postos de combustíveis e o sistema financeiro e que teria movimentado mais de R$ 50 bilhões.   

A Operação Carbono Oculto mobiliza 1,4 mil agentes em oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Goiás. O objetivo é desarticular uma rede de lavagem de dinheiro ligada à facção criminosa, que possui ramificações na América Latina e na Europa.   

Entre os alvos estão escritórios na Avenida Faria Lima, centro financeiro de São Paulo, onde policiais federais e membros da Receita Federal cumpriram mandados de busca e apreensão. Ao todo, a Justiça Federal autorizou mais de 350 ordens, executadas desde as primeiras horas da manhã.   

Segundo as investigações, o grupo utilizava postos de combustíveis, empresas de fachada e operações financeiras complexas para ocultar os valores ilícitos obtidos com o tráfico de drogas e outras atividades criminosas.   

De acordo com fontes ligadas ao caso, o PCC montou uma estrutura por meio da qual importava produtos químicos para adulterar combustíveis, que eram vendidos a preços mais baixos em cerca de 2,5 mil postos na capital paulista e em municípios do interior.   

A facção teria recorrido a 40 fundos de investimento para lavar recursos provenientes de atividades criminosas e já teria adquirido fazendas, usinas produtoras de etanol, caminhões para transporte de combustível e até um terminal portuário. (ANSA).