A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 27, uma operação contra fraudes em levantamentos de precatórios judiciais no Distrito Federal e em São Paulo realizados na Caixa Econômica.
Chamada de Operação Predatorius II, ela tem como objetivo aprofundar as investigações sobre a denúncia. Nesta fase, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. Além disso, foi determinado o bloqueio judicial de R$ 57 milhões em desfavor dos investigados.
+ Moraes pede à PGR parecer sobre agentes da PF na casa de Bolsonaro
+ Alcolumbre defende emendas após abertura de inquérito na PF: ‘Parar de criminalizar’
Como ocorriam as fraudes na Caixa?
De acordo com a PF, as apurações tiveram início após comunicação da área de segurança da Caixa, que resultou na prisão em flagrante, em 2024, de um advogado e de um sacador no momento em que tentavam realizar o saque de um precatório no valor de R$ 57 milhões.
As investigações indicam que o esquema utilizava procurações públicas falsas lavradas em cartório, que eram usadas para habilitar os fraudadores a realizar os saques.