PF faz operação em conjunto com polícia italiana contra mafiosos que atuavam no Brasil

Policiais federais deflagram operação em Natal | Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira, 13, no Rio Grande do Norte, para desarticular uma rede de lavagem de dinheiro da máfia italiana que operava na região.

Os policiais cumpriram um mandado de prisão preventiva e outros cinco de busca e apreensão em Natal, no Rio Grande do Sul e no Piauí. Em ação coordenada, a polícia italiana conduziu 21 buscas em regiões da Itália e da Suíça simultaneamente.

+PF indicia mais de 100 da ‘Máfia das Creches’ e pede inquérito para investigar Ricardo Nunes

Segundo a corporação, a atuação dos mafiosos no país começou a ser identificada em 2022, a partir do uso de empresas fantasmas e laranjas para movimentar e ocultar quantias ilícitas — geradas por atividades criminosas fora do território nacional.

Entre as atividades ilícitas realizadas pelo grupo, estão associação mafiosa, extorsão, lavagem de dinheiro e transferência fraudulenta de valores.

Os policiais apuraram que os mafiosos investiram ao menos 55 milhões de euros (cerca de R$ 300 milhões, na cotação atual) no Brasil, adquirindo propriedades e empresas para se infiltrar no mercado local.