PF faz operação contra ‘robôs de investimento’ e apreende Ferrari, Audi e outros carros de luxo

PF faz operação contra 'robôs de investimento' e apreende Ferrari, Audi e outros carros de luxo
Operação Rompot cumpre três mandados de busca e apreensão Foto: Reprodução / Polícia Federal

A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão nos municípios de Paulina e Campinas, na manhã desta quarta-feira (17). Pelo menos quatro carros de luxo, entre Ferrari, Audi e Land Rover, foram interceptadas na Operação Rompot.

Resumo

  • A Polícia Federal apreendeu carros de luxo na Operação Rompot;
  • Investigação mostra uso indevido de movimentações financeiras com uso de robôs;
  • Suspeito atuava oferecendo uma plataforma de câmbio de moeda;
  • Pena para o crime pode chegar a 12 anos de prisão e multa.

O pedido foi expedido pela juíza Valdirene Ribeiro de Souza Falcão, da 9ª Vara Federal de Campinas (SP). A PF investiga a prática de crimes financeiros praticados por meio da venda de robôs de investimentos e operações de câmbio não autorizadas.

Os robôs estariam integrados a uma plataforma de corretora estrangeira, onde operações financeiras com opções binárias, modalidade de investimento de alto risco e não regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários eram realizadas automaticamente.

Segundo a PF, o suspeito atuava oferecendo uma plataforma de câmbio de moeda, também sem autorização legal. Os veículos eram registrados em nome de terceiros. Foram identificados diversos registros de pessoas que podem ter sido lesadas pelos sistemas ofertados pelo investigado.

As penas máximas previstas para os crimes praticados contra o mercado de capitais e contra o sistema financeiro, ora investigados, se somadas, podem chegar a 12 anos de prisão e multa.