A PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 27, a 17ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar e prender pessoas suspeitas de participarem dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando as sedes dos três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília (DF).

+ PF deflagra nova fase da Operação Lesa Pátria

+ Deputado bolsonarista é alvo de operação da PF por suspeita de envolvimento nos atos golpistas

Segundo a corporação, os agentes cumprem três mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

A PF ainda afirmou que os fatos apurados constituem, “em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

A fase anterior da operação, deflagrada no dia 5 de setembro, teve como alvo pessoas que teriam pagado ônibus para transportar os bolsonaristas. Nessa ocasião, a corporação cumpriu 53 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará e Minas Gerais.