A Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar a atuação de organização criminosa suspeita da prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no TJMA (Tribunal de Justiça do Maranhão), nesta quarta-feira, 14.

De acordo com a PF, os agentes estão cumprindo 55 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), nos estados do Maranhão, Pará e Rio de Janeiro. Também são cumpridas outras medidas cautelares, como o afastamento de cargos públicos, sequestro e indisponibilidade de bens e monitoramento eletrônico.

De acordo com as investigações, a organização criminosa é suspeita de atuar na manipulação de processos do Tribunal de Justiça do Maranhão com o intuito de obter vantagem financeira. São investigados os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em nota, o TJMA informou que “tem colaborado com a ‘Operação 18 minutos’, realizada pela Polícia Federal, cumprindo determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na manhã desta quarta-feira, em algumas unidades do prédio-sede do TJMA e do Fórum de São Luís”.

“Com fundamento nos princípios da transparência e da governança, o TJMA atende à determinação do STJ, que expediu mandados de busca e apreensão para a realização da operação pela PF”, diz a nota.

Procurada pelo site IstoÉ, a Corregedoria Nacional de Justiça informou que “vai abrir procedimento e pedir compartilhamento de provas” sobre o caso.