PF apreende mais de 1,5 tonelada de barbatanas de tubarão em operação na Bahia

Sete pessoas foram encontradas atuando no local do armazenamento ilegal

Reprodução / Divulgação / Inema
Foto: Reprodução / Divulgação / Inema

APolícia Federal apreendeu 1,583 kg de barbatanas de tubarão de diversas espécies, na quinta-feira, 12, em um armazenamento ilegal localizado em Rodelas, Bahia. A operação ocorreu com apoio do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)

+ PF informou ao STF que menções a Toffoli por Vorcaro poderiam constituir indícios de crimes

+ Corregedoria da Polícia Civil de SP faz operação contra policiais suspeitos de corrupção

Sete pessoas foram flagradas atuando no local por meio de imagens aéreas. Entre os suspeitos, quatro são brasileiros, dentre eles um menor de idade, e outros três são chineses. Espécies ameaçadas de extinção, em diferentes estágios de secagem, também foram encontradas.

As barbatanas são consideradas de alto valor aquisitivo e costumam ser comercializada no mercado ilegal. Em países asiáticos, as barbatanas são usadas como ingrediente nobre, com pratos chegando a custar 500 dólares. Porém, a legislação brasileira proíbe a captura de tubarões e considera como crime o armazenamento, transporte e comercialização do animal.

Conforme informações divulgadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, os envolvidos foram levados à Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro, na Bahia, e autuados em flagrante por crimes contra a fauna, receptação qualificada e por corrupção de menores.