Se você já tentou fotografar um pet sabe a dificuldade que é conseguir um clique decente. Mas, quem disse que animais não podem virar modelos e serem transformados em arte? O museu Met acaba de divulgar em destaque a série de fotos  ‘Underlook’. Trata-se de um conjunto de imagens produzidas pelo fotógrafo Andrius Burba que, curiosamente, registra os bichos vistos por baixo. Isso mesmo. Ele consegue a proeza porque coloca um vidro entre o animal e a câmera, mostrando uma abordagem incomum de gatos, cachorros e até cavalos. Há opções de todos os gostos e tamanhos.

+ General Mills compra por US$ 1,2 bilhão unidade da Tyson de alimentação para pets
+ Porto Seguro anuncia compra de participação na Petlove e plano de saúde para pets
+ Confira o Top 10 de nomes de pets mais populares inspirados no cinema

Confesso que é a primeira vez que vejo um trabalho como esse e achei muito inusitado o ângulo das fotos, destacando as patinhas rechonchudas e escancarando as barrigas. Bem diferente para nós, que sempre estamos acostumados com imagens da parte de cima dos animais. Indiscutivelmente, as patas são uma das características mais fofas dos animais de estimação e, agora, podemos dar uma boa olhada nelas. A expressão dos animais também diz muito sobre o estilo e temperamento de cada um.

Para conseguir deixar os modelos caninos bem à vontade em cliques que expõe a ‘nudez’ e as covinhas de cada um, o fotógrafo colocou uma enorme superfície de vidro para não deixar aparecer quem está por trás da câmera. Enquanto cada criatura interagia alegremente com a superfície de vidro, Burba clicava diferentes olhares e movimentos. A sensação é de estar diante de um registro de universo paralelo graças a um fundo preto aplicado nas imagens e que dá a impressão que eles realmente flutuam no ar. As fotos podem ser vistas pelo site do museu ou diretamente no link e o making off da sessão com dogs pode ser visto no link.

Fui pesquisar mais sobre esse fotógrafo e dei de cara com um projeto ainda mais complexo que esse. Depois das séries ‘Under Dog’, ‘Under Rabbit’ e ‘Under Cat’, ele foi projetar uma grande obra de engenharia para conseguir desenvolver o projeto ‘Under Horse’. Burda diz que estava se divertindo com o registro dos gatos, algo relativamente pequeno, quando teve a ideia maluca de mostrar um cavalo também visto por baixo. A sessão de fotos seria a mais complexa e desafiadora de sua vida. Procurou referência e exemplos na Internet, mas não encontrou nada que pudesse ser tão ousado em seu projeto. Seu objetivo era ser a primeira pessoa a fotografar um cavalo em pé, visto por baixo. Depois de dois meses de estudos, ele colocou um cavalo de aproximadamente 600 quilos sobre um vidro, usou ferraduras de borracha para riscar o mínimo possível, cavou um buraco de 3 metros no chão e instalou sua câmera fotográfica para obter ângulos únicos.

Uma equipe de quarenta pessoas o ajudou nessa aventura fotográfica, considerada uma obra-prima. Burda comemora o resultado indicando que a arte não tem limites e que uma boa ideia sempre terá apoio de amigos ou pessoas que acreditam no projeto. A foto “Black Horse” ganhou o prêmio de “O Melhor Retrato Ambiental” na Estônia. Além disso, uma de suas fotos foi incluída no Sony Photography Awards. Por essas e outras, seu trabalho artístico tem agradado a um número cada vez maior de pessoas e, como não poderia deixar de ser, o link com as fotos de pets está entre os temas mais pesquisados no site do Met, que indiscutivelmente é um dos museus mais importantes do mundo.

Sem dúvida, a aproximação com animais aumentou muito ao longo das últimas décadas no Brasil e no mundo, sendo intensificada com a pandemia de Covid-19. Dizem que não se pode confiar em alguém que não gosta de pets. Então, para deleite dos que gostam, selecionei quatro perfis de fotógrafos que registram pets como ninguém:

1- Cada cão, uma história – Impossível gostar de pets e não ficar admirado com o perfil The Dogist, um dos mais badalados do Instagram. O projeto tem a missão de contar a história dos cães e de ser reconhecido como um lugar feliz da Internet. Começou em 2013 com o fotógrafo Elias Weiss Friedman, que saia pelas ruas de Nova Iorque fazendo seus registros e contando sobre a vida dos animaizinhos que encontrava pelo caminho. Friedman já fotografou mais de 30.000 cães ao redor do mundo, escreveu um livro que tornou um best-seller do The New York Times e reúne quase 4 milhões de pessoas em suas redes sociais. O projeto, que começou como uma piada, conseguiu mostrar que cada cão tem uma história. Simplesmente lindo.

2- Você gosta de fotos na água? Se sim, confira o trabalho de Seth Casteel, considerado o maior especialista em capturar fotos de cães mergulhando. Ele começou registrando animais de rua e, depois, decidiu focar em fotos aquáticas de animais de estimação com o objetivo de imortalizar os momentos mais íntimos e felizes dos pets que gostam de água. A National Geographic, o The New York Times e uma série de mídias o elegem como o melhor do mundo nessa área.

3- Retratista de pets – Elke Vogelsang é reconhecida como uma das melhores retratistas de pets. Suas fotos parecem aqueles registros de bebês recém-nascidos que mal sabemos como eles ficam tão perfeitinhos. Ela surpreendentemente consegue esse milagre com cães (@wieselblitz) e com gatos (@wieselcats).

4- Foto da personalidade – Carli Davidson é uma fotógrafa profissional de animais que se dedica a capturar a personalidade dos animais de estimação e, se possível, seu humor. Antes de fotografar, ela se especializou em cuidados e treinamento de animais em centros de vida selvagem e em zoológicos. Assim, tem uma habilidade única para se comunicar com pets e tirar fotos impressionantes. Uma de suas séries chama-se ‘Invincibles’, dedicada a cãezinhos que possuem algum tipo de problema de locomoção, mas que não deixam se abalar por isso.

A coluna de hoje é dedicada ao Teozinho, o cãozinho da Pollyana que é bem parecido com a imagem que ilustra essa coluna, e à Kika, uma fêmea de buldogue campeiro super brincalhona e que ama muito o seu dono, o Gilberto. Se tiver uma boa foto de seu pet, compartilha ela comigo pelo Instagram Keka Consiglio, Facebook ou Twitter.