Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira, 9, ainda impulsionados pelo relatório semanal do Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos, que mostrou uma queda nos estoques de gasolina na semana passada. Tensões geopolíticas entre EUA e Irã e os cortes na produção da commodity promovida pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) continuam no radar dos investidores.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para março fechou em alta de 1,26%, a US$ 53,00 por barril. Em Londres, na Intercontinental Exchange (ICE), o petróleo tipo Brent avançou 0,92%, a US$ 55,63 por barril.
Os estoques de gasolina recuaram “sinalizando forte demanda”, disse Brian Youngberg, analista sênior de energia da Edward Jones. “Um sentimento melhorado em relação aos cortes da Opep mantém pelo menos a maior parte do corte proposto”, afirmou.
Ontem, o DoE divulgou que os estoques de gasolina caíram 869 mil barris na última semana, ante expectativa de alta de 1,1 milhão de barris. O recuou ofuscou o avanço de 13,83 milhões de barris nos estoques de petróleo bruto, que veio bastante acima da previsão de alta de 2,5 milhões dos analistas. “A queda dos estoques de gasolina acalmou os investidores, que se preocupavam com o aumento das reservas do combustível nas últimas semanas”, afirmou o banco ANZ.
O mercado ainda avalia o aumento na produção de petróleo dos EUA. Segundo o DoE, a produção de petróleo no país aumentou 63 mil barris por dia na semana passada, para 8,98 milhões de barris. A tendência de alta na produção de petróleo americana ameaça um esforço multipartidário para reduzir a oferta global.
No fim do ano passado, a Opep e mais outros 11 grandes produtores, como a Rússia, prometeram reduzir a oferta da commodity em 1,8 milhão de barris por dia, a fim de promover uma elevação nos preços. Segundo o Goldman Sachs, cerca de 85% dos cortes foram aplicados no início do ano.
Operadores de mercado ainda mantém no radar possíveis tensões entre o governo dos Estados Unidos e do Irã. Segundo a rede de TV americana Fox News, o Irã realizou um novo teste com mísseis de curto alcance. O lançamento ocorre em meio a tensões com os Estados Unidos, que aplicaram novas sanções a entidades e indivíduos iranianos na semana passada devido a um teste anterior realizado pelo país. Em seu perfil no Twitter, o presidente dos EUA, Donald Trump, também prometeu endurecer o jogo contra Teerã, que estaria “brincando com fogo”. (Com informações da Dow Jones Newswires)