O petróleo opera sem sinal único, nesta manhã. Os contratos estão próximos de máximas em quatro anos, em meio a sinais de redução na oferta global, mas mostram pouco impulso após ganhos recentes.

Às 8h02 (de Brasília), o petróleo WTI para novembro subia 0,08%, a US$ 75,36 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para dezembro recuava 0,34%, a US$ 84,69 o barril, na ICE. Ontem, o WTI fechou em alta de 2,80% e o Brent, de 2,71%.

Analistas do Commerzbank afirmam que preocupações sobre o equilíbrio entre oferta e demanda afetam o setor. A notícia de que a China também reduz suas compras do Irã deu um impulso para isso, segundo o banco alemão. A partir de novembro, passam a vigorar sanções dos EUA contra o setor de petróleo do Irã.

A consultoria JBC Energy diz que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, como a Rússia, mostram não ter a capacidade ou ao menos não possuir a disposição neste momento para compensar a esperada queda nas vendas iranianas.

Às 17h30 (de Brasília), o mercado acompanha a divulgação do relatório semanal de estoques do American Petroleum Institute (API). Fonte: Dow Jones Newswires.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias