Os contratos futuros de petróleo estão sem direção única na manhã desta terça-feira, mas operam pressionados em meio a uma nova onda de perdas nos mercados acionários globais, que teve início ontem em Nova York e se espalhou hoje para Ásia e Europa.

Às 9h55 (de Brasília), o petróleo tipo Brent para entrega em janeiro caía 0,28% na Intercontinental Exchange (ICE), a US$ 66,60 por barril, mas o WTI para o mesmo mês tinha alta marginal de 0,05% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 57,23 por barril.

No começo da noite, o American Petroleum Institute (API) divulga sua pesquisa sobre os estoques de petróleo dos EUA. A sondagem deverá mostrar um expressivo aumento no volume de petróleo bruto estocado nos EUA na semana passada, de 4,1 milhões de barris, segundo analistas consultados pela Trading Economics.

Os dados do API precedem o levantamento oficial sobre estoques e produção, que o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) americano publicará amanhã. Fonte: Dow Jones Newswires.