Os contratos futuros de petróleo operam com ganhos na manhã de hoje. O mercado é apoiado pelo otimismo entre investidores após o anúncio de uma reunião sobre comércio entre os Estados Unidos e a China. Além disso, influi um recuo nos estoques americanos registrado no balanço semanal do American Petroleum Institute (API).

Às 9h27 (de Brasília), o petróleo WTI para fevereiro subia 2,31%, a US$ 48,18 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para março avançava 2,48%, a US$ 57,34 o barril, na ICE.

O governo chinês confirmou que haverá reunião na segunda-feira e na terça-feira em Pequim com representantes dos EUA para tratar das divergências comerciais, o que ajuda o apetite por risco nos mercados internacionais nesta manhã.

Além disso, na noite de ontem o API informou na noite de ontem que os estoques de petróleo dos EUA recuaram 4,5 milhões de barris na última semana. O dado oficial sai hoje, às 14h. Além disso, às 16h a Baker Hughes divulga seu balanço semanal sobre os poços e plataformas de petróleo em atividade no país.