Petróleo fica estável em meio a perspectivas de alta agressiva na taxa do Fed

Por Arathy Somasekhar

(Reuters) – Os preços do petróleo ficaram estáveis ​​nesta quinta-feira, enquanto os mercados avaliavam a possibilidade de um aumento agressivo e imprevisto da taxa do Fed.

Depois de subir mais de 1% no início do pregão, os futuros de petróleo Brent caíram 0,14 dólar, ou 0,2%, a 91,41 dólares o barril.

O petróleo nos EUA (WTI), que subiu mais de 2 dólares no início do dia, fechou em alta de 0,22 dólar, ou 0,3%, para 89,88 dólares por barril.

Depois que os dados de inflação dos EUA chegaram nesta quinta-feira em seu nível mais quente em 40 anos, o presidente do St. Louis Federal Reserve Bank, James Bullard, disse que queria um ponto percentual completo de aumentos das taxas de juros até 1º de julho.

Os futuros de taxas de juros mostraram 60% de chance de uma alta de 50 pontos-base em março, após os comentários de Bullard, e os mercados de ações dos EUA caíram.

O dólar desistiu de algumas de suas perdas anteriores. Um dólar mais forte torna o petróleo e outras commodities mais caros para aqueles que possuem outras moedas.

“Os preços estão confusos entre o que parecem ser fortes estatísticas de estoque e sinais de que o Fed vai aumentar as taxas mais rápido do que o esperado em 2022”, disse Scott Shelton, especialista em energia da United ICAP.

Na quarta-feira, os preços do petróleo subiram depois que os dados mostraram que os estoques de petróleo nos EUA caíram inesperadamente na semana passada para o menor nível desde outubro de 2018, enquanto a demanda por combustível atingiu um recorde.

(Reportagem adicional de Noah Browning e Florence Tan)