O petróleo recuou nesta quinta-feira, 20, após o presidente americano, Donald Trump, afirmar que o “monopólio” da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) tem de baixar os preços da commodity “agora”.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para entrega em novembro fechou em queda de 0,63%, para US$ 70,32 por barril. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do Brent para o mesmo mês recuou 0,88%, para US$ 78,70.

Em sua conta no Twitter, Trump argumentou que Washington protege os países no Oriente Médio e que eles “não estariam seguros por muito tempo” sem os EUA. “E, mesmo assim, eles continuam a pressionar por preços de petróleo mais e mais altos!”, reclamou, concluindo com um possível aviso: “Nós lembraremos”. No início da semana, autoridades da Arábia Saudita afirmaram estar “confortáveis” com o aumento dos preços do petróleo, pelo menos temporariamente.

Os comentários do republicano também antecedem uma reunião na Argélia neste final de semana entre os países-membros e não membros da Opep, onde os preços do petróleo e os níveis de produção podem estar em pauta.

Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities, disse que os comentários de Trump podem não ter um efeito duradouro sobre a tendência ascendente do petróleo. “A questão é: isso reverterá o sentimento do mercado? Nós não pensamos assim. Ele Trump pode se inclinar sobre os preços por um breve período de tempo, mas os fundamentos e a situação iraniana estão por trás de uma corrida sólida”, disse, em referência às sanções americanas impostas ao Irã. (Com informações da Dow Jones Newswires)