Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 10, ajudados pelo novo recuo no volume estocado da commodity nos Estados Unidos e pelo risco geopolítico envolvendo o Irã.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para fevereiro fechou em alta de 0,97%, a US$ 63,57 por barril. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do petróleo tipo Brent para entrega em março avançou 0,55%, a US$ 69,20.

Os preços do petróleo chegaram a cair pontualmente logo após a divulgação do relatório semanal de estoques do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) americano. No entanto, passaram a avançar, apoiados na queda de 4,9 milhões de barris nos estoques de petróleo na semana passada. Os volumes estocados de gasolina e de destilados avançaram 4,1 milhões de barris e 4,3 milhões de barris, respectivamente.

O petróleo manteve os ganhos recentes à medida que os estoques recuaram em Cushing e a produção dos EUA voltou a cair. “Esse mercado parece estar bem apoiado”, disse o vice-presidente de pesquisa e análise do Mobius Risk Group, John Saucer.

Ao mesmo tempo, observadores do mercado estão atentos aos movimentos do presidente americano, Donald Trump, nesta semana. O líder republicano pode estender o alívio das sanções dos EUA ao Irã como parte do acordo de 2015 para conter o programa nuclear iraniano. Caso Washington restabeleça as sanções econômicas, isso poderia prejudicar as exportações de petróleo de Teerã, limitando a oferta global.

“O fator fundamental agora é o declínio dos estoques de petróleo e o aumento do risco geopolítico com as sanções contra o Irã tirando petróleo do mercado”, afirmou o gerente de portfólio da Tortoise Capital Advisors, Rob Thummel. No entanto, a decisão de Trump pode gerar uma correção no mercado, visto que “os investidores estão focando somente em notícias positivas para o petróleo”, como aponta o diretor de estratégia de commodities do Saxo Bank, Ole Hansen. Fonte: Dow Jones Newswires