O petróleo voltou a fechar em baixa nesta quinta-feira em um contexto geral de aversão ao risco diante do referendo em que o Reino Unido decidirá se permanece ou não na União Europeia (UE).

Em Nova York, o barril de referência (WTI) para entrega em julho caiu 1,08 dólar, a 46,21 dólares, e acumulou seu sexto fechamento consecutivo em baixa, o que não acontece desde janeiro.

Em Londres, o barril de Brent para entrega em agosto caiu 1,78 dólar, a 47,19 dólares, seu pior fechamento desde 9 de maio.

Com pesquisas que apontam que a opção pela saída da UE (Brexit) lidera a intenção de voto dos britânicos, “a maioria dos economistas advertem que a Brexit traz riscos econômicos consideráveis, que podem ameaçar com uma recessão”, disse James Williams, da WTRG Economics.

Essa inquietude pela Brexit se agrava pelos dados relacionados ao crescimento econômico da China, a segunda economia mundial, acrescentou Williams.

Isso tudo gera preocupação pelo lado da demanda enquanto que pelo lado oferta “o mundo continua bem abastecido, enquanto a produção do Irã aumenta”, afirmou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

bur-chr/jld/cd/cc


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias