Os preços do petróleo recuaram nesta sexta-feira (21) devido às discussões internacionais provocadas pela apresentação do plano americanos para terminar a guerra na Ucrânia.
O preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro caiu 1,29% e ficou em 62,56 dólares, o nível mais baixo em um mês.
Seu equivalente americano, o barril de West Texas Intermediate para entrega no mesmo mês, recuou 1,59% e fechou em 58,06 dólares.
Barbara Lambrecht, do Commerzbank, mencionou um “renovado otimismo quanto ao fim da guerra na Ucrânia, após uma proposta do governo dos Estados Unidos sobre como o conflito poderia ser resolvido”.
O presidente Donald Trump disse nesta sexta-feira que fixou 27 de novembro, Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, como prazo para que a Ucrânia dê uma resposta ao seu plano para pôr fim ao conflito com a Rússia.
As possibilidades de que essa proposta leve a uma paz duradoura “parecem mínimas”, já que o plano é dificilmente aceitável em seu estado atual para a Ucrânia, observa Tamas Varga, analista da PVM.
No entanto, as perspectivas de diálogo entre Washington e Kiev aumentam a probabilidade de “que se alcance efetivamente um acordo de paz, o que reduziu o prêmio de risco geopolítico” que sustentava os preços do petróleo, afirma Arne Lohmann Rasmussen, da Global Risk Management.
O plano também prevê o levantamento progressivo das sanções contra a Rússia.
pml-tmc/els/nth/mr/mvl/am