Os contratos futuros de petróleo operam em baixa na manhã desta quarta-feira, ampliando perdas moderadas da sessão anterior, após dados desfavoráveis sobre estoques americanos da commodity e em meio à valorização do dólar.

Às 7h57 (de Brasília), o barril do petróleo WTI para setembro caía 1,24% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 66,21, enquanto o do Brent para outubro recuava 0,99% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 71,74.

No fim da tarde de ontem, a associação de refinarias conhecida como American Petroleum Institute (API) estimou que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA teve aumento de 3,7 milhões de barris na semana passada. O API também apontou acréscimo nos estoques de destilados, mas redução nos de gasolina.

Mais tarde, às 11h30 (de Brasília), investidores vão ficar atentos à sondagem oficial sobre estoques americanos, elaborada pelo Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) e que inclui números de produção. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal preveem que o DoE mostrará queda de 2,4 milhões nos estoques de petróleo bruto da última semana.

As cotações do petróleo também são pressionadas pelo dólar, que exibe tendência de valorização nos negócios da manhã, ainda sustentada pela crise da Turquia. O dólar forte torna o petróleo e outras commodities denominadas na moeda americana mais caros para quem utiliza outras divisas. Fonte: Dow Jones Newswires.