Petroleiros acionistas da Petrobras protocolam denúncia na CVM contra nomeação de Caio Paes de Andrade

Petroleiros acionistas da Petrobras protocolam denúncia na CVM contra nomeação de Caio Paes de Andrade

SÃO PAULO (Reuters) – A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários (Anapetro) protocolou, na manhã desta segunda-feira, uma denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra a nomeação de Caio Mário Paes de Andrade como presidente da Petrobras.

Na representação, a associação aponta para “eventuais atos lesivos ao patrimônio da empresa e aos interesses de seus acionistas”.

A Anapetro afirmam que Andrade não atende aos requisitos legais para assumir o cargo, e que as disputas sobre a política de preços a ser adotada pela empresa podem colocar em conflito o acionista majoritário (a União) e os minoritários.

Além da instauração de processo administrativo, a Anapetro pede que a CVM adote medidas cautelares para interromper o processo de nomeação do novo CEO, que nesta segunda-feira será analisada pelo Conselho de Administração.

A associação já havia se posicionado contrária ao novo CEO antes de ele ser aprovado pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) da estatal, na sexta-feira.

Ele disse ao Celeg que não recebeu orientações do governo em relação à mudança da política de preços da estatal, mostrou documento da empresa divulgado no sábado.

No dia 20 de junho, a CVM já havia aberto uma apuração envolvendo a troca de comando da Petrobras. A comissão instaurou um processo para verificar notícias que anteciparam a renúncia do então presidente José Mauro Coelho.

(Por Rafaella Barros)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI5Q0LH-BASEIMAGE