Destaque da 14ª Rodada de licitações, em setembro, a parceria entre a Petrobras e a Exxon avançou um pouco mais com a assinatura de um memorando de entendimento que prevê a formação de uma aliança estratégica entre elas. Em comunicado, a estatal brasileira informou que as companhias vão avaliar “potenciais oportunidades de negócios”. Não detalhou, porém, se há ativos envolvidos nessa avaliação e também o estágio das conversas.

“Petrobras e ExxonMobil avaliarão áreas de interesse mútuo onde possam somar suas experiências de classe mundial em todos os setores da cadeia de valor da produção de petróleo e gás, incluindo oportunidades de cooperação em exploração, produção, gás e produtos químicos, dentro e fora do Brasil”, informou a empresa.

A companhia diz ainda que a formação de alianças estratégicas está prevista no plano de negócios relativo ao período de 2017 a 2021. Entre possíveis benefícios, elenca o compartilhamento de riscos, aumento da capacidade de investimento, intercâmbio tecnológico e fortalecimento da governança corporativa.