Petro anuncia encontro com Trump em 3 de fevereiro nos EUA

BOGOTÁ, 15 JAN (ANSA) – O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta quinta?feira (15) que se reunirá com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 3 de fevereiro, em um encontro na Casa Branca.   

O encontro representa uma tentativa de descongelar as relações diplomáticas entre Bogotá e Washington, que vinham tensas após um período de confrontos verbais e desentendimentos entre os dois líderes.   

A tensão bilateral se intensificou com ameaças de ação militar dos EUA na Colômbia e a captura de Nicolás Maduro pelo governo Trump na Venezuela.   

Durante uma reunião de gabinete na noite anterior, Petro afirmou que o encontro será “crucial” para a relação bilateral e ressaltou que sua intenção é que “os colombianos, em todo o país, não sofram e possam viver em paz”.   

O presidente colombiano destacou que um dos principais temas da conversa com Trump será o combate ao narcotráfico, um ponto sensível nas relações entre os dois países.   

A iniciativa ocorre após uma chamada telefônica entre os dois líderes na primeira semana de janeiro, na qual acordaram o encontro na Casa Branca.   

Trump chegou a expressar expectativa pelo diálogo em publicação na Truth Social, mencionando preparativos envolvendo o secretário de Estado, Marco Rubio, e o chanceler colombiano.   

(ANSA).